Pensamentos Soltos... Instantes...

"Nós somos dos tecidos de que são feitos os sonhos"

Shakespeare, William

11/02/2007

Inteligência Emocional...



Estes são os dois últimos livros que comprei, e que venho a ler, aos poucos, dado o cansaço à noite...

"Uma grande inteligência não é ferramenta suficiente para o êxito. Agora, graças ao que se denominou Inteligência Emocional, temos uma explicação científica para o paradoxo das crianças superdotadas não alcançarem êxito na vida, ao contrário dos alunos medíocres. Bastaria referir Einstein...
Na realidade, outros valores, que nascem do perfil emocional do indivíduo, são os que modelam as pautas do triunfo pessoal e a auto-satisfação. Qualidades como o perfeito conhecimento dos outros, a compreensão dos seus sentimentos e emoções, o optimismo e a capacidade de se emocionar são mais importantes do que uma inteligência analítica e um pensamento lógico.
Nesta obra os Autores apresentam primeiro as pautas neurobiológicas que determinam as nossas emoções para, depois, nos descreverem a forma como estas se combinam com a razão no cérebro humano."

Tem sido uma leitura agradável, com novas descobertas :)
Diverto-me com as perguntas dos testes e apresento de seguida os resultados... Tenho muito que melhorar em algumas atitudes, embora, em algumas, eu não me reveja nelas... :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelentes recomendações de leitura, sem dúvida.

Sob o mesmo tema, recomendo o livro "trabalhar com inteligência emocional" de Daniel Goleman, o senhor que mais explorou este tema; mais recentemente, este autor desenvolveu o conceito de inteligência social, no livro com o mesmo nome.

http://www.danielgoleman.info/

A propósito de inteligência emocional, há algguns pseudo-autores que confundem obscenamente inteligência emocional nas empresas com "lambe-botas"; ser emocionalmente inteligente é ser íntegro, mas com a capacidade de controlar as suas emoções, libertando-as e demosntrando-as na altura oportuna.

Anónimo disse...

Hello ;) Edu...
Sim, eu sabia que ias gostar... aliás lembro-me perfeitamente de me falares deste tema no curso :) tás a bêre, eu sou aerea, mas capto tudo e fica tudinho registado nesta cabecinha... lol
Sim eles mencionam esse autor no livro e mts outros psicologos e neurocirurgioes que estudam este e outros temas :)
lolol Boa... eu não gosto de lamber botas... aliás detesto, é isso e fazer amizades por interesse, nunca teve nada a ver comigo ;) Concordas?
Bjocas e agora tenho que comentar o teu novo blog....
Tu és radical eu sou mt diplomata... Pelo menos o Luís diz que sou... Abraço...

Anónimo disse...

E há dúvidas? ... :p depois manda-me o endereço do nosso muito estimado facho ... :)